Rodrigo Pagani

Um espelho para a vida

A mielomeningocele é uma patologia que atinge bebês ainda no útero da mãe. Considerada uma malformação congênita, ela deixa a coluna e as raízes nervosas da criança expostas, podendo interferir na locomoção devido a insensibilidade dos membros inferiores, além de comprometer a parte neurológica.

Como é o caso de Rodrigo Pagani, 39, que ao nascer teve o diagnóstico da doença e não tinha expectativas de sobreviver. Felizmente, a realidade foi outra e com poucos anos de vida, ele foi apresentado à ACADEF. A sua primeira lembrança como Acadefiano é a de frequentar os cursos de Datilografia, ministrados pela hoje Presidente da Associação, Patrícia Marcelino.

Segundo Pagani, ao conhecer Jorge Cardoso, fundador da ACADEF, tudo mudou, pois enxergou nele um espelho para a vida. “Quando conheci o seu Jorge e a Dona Suzana, eu vi que eu também podia ir atrás do que eu queria e isso me motivou” relembrou Rodrigo.

O fato de ser cadeirante nunca foi um empecilho para ele, que foi inserido no Programa Integral de Capacitação (PIC) e começou mais uma trajetória de superação. Desta época, Rodrigo tem boas lembranças, pois adorava a oficina de artesanato, onde aprendia uma atividade que poderia levar para fora dali. O programa serviu de estímulo para o Acadefiano, que viu tudo o que conseguia realizar durante as atividades e decidiu ir atrás daquilo que desejava: trabalhar.

Pagani disse Adeus ao PIC e partiu para uma nova empreitada, pois fora contratado para estagiar na Prefeitura Municipal de Canoas. Com esta experiência ele adquiriu muito conhecimento e permaneceu neste serviço por 7 anos. Contudo, ele prosseguiu com seus objetivos e no ano de 2018 se tornou aluno do programa Aprendiz da ACADEF, trabalhando na empresa DUFRIO e se qualificando ainda mais para o mercado de trabalho, sendo efetivado como colaborador.

A admiração por Jorge Cardoso sempre o influenciou a querer mais e a estadia no PIC foi decisiva para que isso acontecesse. E é isso o que o programa busca realizar no caminho de seus alunos, instigando neles a vontade de ser quem ele quer, sem se preocupar com as dificuldades.