CENTRO DE REABILITAÇÃO

Reabilitação na ACADEF via SUS

Desde março de 2020 a ACADEF é habilitada, Pelo Ministério da Saúde, como CER III – Centro Especializado em Reabilitação, Nível Três. Esta certificação, permite que a Associação expanda seus atendimentos para as reabilitações física, intelectual e auditiva.

A certificação do CER III aumenta a demanda de pacientes da ACADEF, assim como, as especialidades, que passam a abordar os três tipos de reabilitação, com ênfase em cada uma.  As equipes são divididas por áreas de abrangência, que compreendem desde Médicos (Otorrino, Psiquiatra e Fisiatra), Fisioterapeutas, Educador Físico, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros, Técnicos de Órteses e Próteses, Assistente social, Auxiliares e demais profissionais.

Além das especialidades qualificadas, o Centro de Reabilitação da ACADEF, possui uma Oficina Ortopédica, a qual é encarregada pela dispensação de aparelhos de mobilidade. Também conta, com exames especiais audiológicos. 

Como ingressar para tratamento na ACADEF para reabilitações física, intelectual e auditiva via SUS?
O cidadão deve consultar com o médico através da unidade de saúde ou hospital via SUS, o qual será fornecido o encaminhamento e o laudo da deficiência com seu devido CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) de acordo com formulário do SUS. Após, ele deve protocolar o pedido de reabilitação na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) em casos de Canoas, ou na Secretaria de Saúde de seu município, com os seguintes documentos:

• Cartão SUS
• CPF
• RG
• Comprovante de Residência
• Laudo médico com a deficiência (Em casos de Deficiência AUDITIVA deve-se juntar aos documentos um exame de AUDIOMETRIA atualizado).
• Após protocolar a requisição, o cidadão deve aguardar a chamada do departamento de regulação da Saúde do seu município que lhe informará o dia para comparecer na ACADEF para avaliação e início do tratamento.
Estes mesmos passos valem para a solicitação de equipamentos.

CIDADES ATENDIDAS PELA ACADEF:
Reabilitação Física: Araricá, Cambará do Sul, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Igrejinha, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Tabaí, Taquara e Três Coroas.

Reabilitação Intelectual: Araricá, Brochier, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Dois Irmãos, Estância Velha, Harmonia, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, Sapiranga, São José do Hortêncio, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Tabaí, Taquara, Três Coroas, Triunfo e Tupandi.

Reabilitação Auditiva:  Barão, Brochier, Campo Bom, Capela de Santana, Estância Velha, Esteio, Harmonia, Maratá, Montenegro, Nova Santa Rita, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Tabaí, Triunfo, Tupandi.

Para mais informações, como acessar nossos serviços, ligue para o telefone:
51 3466.9621 – Setor: SAME