Quando enxergar um desafio, supere-o
Só de olhar para Denise Bandeira, 32, você já se encanta com tanta simpatia. Sua fala mansa e seu jeito doce de ser contagiam quem por perto chega, e a sua história de vida nos faz refletir sobre como enfrentar os obstáculos.
Bandeira nasceu com paralisia cerebral, e há muitos anos pertence ao Programa Integral de Capacitação da ACADEF. A sua chegada no PIC foi um desafio para a instrutora de artesanato, Vera Saffier, que faz de tudo para proporcionar à aluna uma aula de qualidade. “Quando a Dê iniciou em nossa turma, foi uma surpresa para mim, pois devido à deficiência ela possuía muitas limitações. E para isso, eu pensei em várias formas de me adequar a ela, mas quando a Denise segurou o pincel e começou a pintar, todo o corpo dela se mobilizou para realizar a atividade. Isto me marcou” relembra Saffier.
Denise e a arte viraram companheiras inseparáveis, e a inserção no programa trouxe outros avanços, que a motivam ir contra os obstáculos. A partir do momento em que conheceu o colega Toni, o qual possui seu mesmo diagnóstico, a aluna se inspirou nele e passou a conduzir sozinha sua cadeira, isso a fez perceber que tudo era possível.
O irmão Joel Soares, é um dos principais incentivadores de Bandeira, por quem ela possui um vínculo muito forte, e que a cuida com carinho e dedicação. Segundo seu relato emocionado, a irmã evoluiu significativamente desde que iniciou no PIC. “O Programa fortaleceu demais a Denise, que hoje tira inspiração de tudo o que vê. Realizando algumas atividades sozinha como se locomover, comer e efetuar afazeres de sua rotina. Tornando-se mais independente” revela.
Apesar da Deficiência, a ACADEFIANA não vê limites, e enfrentar desafios é o seu lema. Ela sempre estende a mão em auxílio aos colegas, seja prestando uma palavra amiga ou ajudando nas tarefas do programa. Para Denise, o termo ‘impossível’ não faz parte de seu vocabulário, pois com seu esforço batalha para alcançar o inalcançável e leva das dificuldades a superação.