Restaurante Popular

Nota de esclarecimento Restaurante Popular:

A ACADEF informa que gerencia o Restaurante Popular de Canoas já há 13 anos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas, projeto viabilizado através da lei da solidariedade do Governo do Estado.

Na renovação desse ano para a continuidade no ano de 2019, é necessário a assinatura de uma carta de credito do Governo do estado, no qual esta carta é o instrumento que repassa os aportes mensalmente através dos financiadores do projeto. Sendo assim, na mudança de Governo do Estado, há a necessidade da assinatura desta carta de crédito.

Todo o ano é necessário a renovação do projeto para a continuidade no exercício seguinte, como de praxe, foi encaminhado o projeto em outubro de 2018 para o departamento PAIPS, que encaminha para avaliação técnica e votação no Conselho de Assistência Social do Estado. Logo em seguida, com a aprovação do conselho, este projeto é encaminhado para a Secretaria responsável pela emissão da carta de crédito, que faz o aporte financiador do projeto, ou seja, o recurso que é aplicado para o fornecimento das refeições para os usuários beneficiados. Então, aprovada a carta, ela dá autonomia da ACADEF gerenciar o recurso para pagamento dos fornecedores e despesas que compõem a necessidade do projeto. Sendo assim, não ter sido aprovado no final de 2018 e com a mudança de Governo do Estado, há a necessidade então de uma nova carta de crédito do novo governo, para prosseguir com o serviço de fornecimento de refeições no Restaurante Popular.

O Restaurante Popular de Canoas é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, ACADEF, Governo do Estado e os financiadores: Atacadão e Massas Orquídeas – Tondo. O projeto fornece 200 refeições diárias para pessoas em vulnerabilidade social da cidade de Canoas.  A Acadef prima ao longo dos anos e sempre procurou estar atenta na conclusão do processo, e busca resolver este impasse da melhor maneira possível, para assim trabalhar em prol de quem necessita.

Ricardo Cardoso – Gestor de Comunicação


O Restaurante Popular de Canoas é um projeto social viabilizado pela parceria entre a ACADEF, o Programa de Apoio a Inclusão e Promoção do Social – PAIPS – Lei de Solidariedade, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Canoas. A ação tem a finalidade de oferecer alimentação saudável e equilibrada à população de baixa renda.

Desde a sua inauguração, em 2005, já serviu 493.556 refeições ao público em vulnerabilidade. Neste mesmo período foram beneficiadas 12.145 crianças (zero a seis anos), com alimentação gratuita. As refeições são servidas pela empresa Benhur. O valor total do convênio é de R$ 219 mil, dividido entre as empresas Atacadão e Orquídeas Farinhas e Massas. O programa é beneficiado pela Lei da Solidariedade, que prevê a renúncia fiscal de 75% de ICMS

Atualmente, o Restaurante Popular está localizado na avenida Boqueirão, 2.751, bairro Jardim Atlântico. O local tem capacidade de 120 lugares (simultâneos) e serve 200 refeições (almoços), diariamente. O público beneficiado é previamente cadastrado e deve possuir renda de até dois salários mínimos.

Saiba mais…
Inaugurado em 12 de dezembro de 2005, na ocasião localizado na rótula de entrada do bairro Guajuviras, o Restaurante Popular recebeu o financiamento das Lojas Colombo – Utilidades Domésticas Ltda., pelo período de 12 meses.

No início de 2010 o projeto foi renovado, ocasião também, em que foi realizada a inauguração do novo local. O prédio atual do Restaurante Popular de Canoas recebeu a grafitagem do cadeirante Valter Cardoso. A nova arte na fachada facilita sua identificação e ainda inibe a ação de vândalos, com suas pichações.

Compartilhe em suas redes sociais